domingo, 4 de maio de 2008

Gustavo brinck..nosso patriarca e semente da familia no brasil

Nascido a mais ou menos l35 anos em Frankfour (Alemanha), filho de familha classe media alta, seu pai (cujo nome não sabemos), fez com que ele fosse prestar o serviço militar na marinha ( la o serviço militar era de 3 anos e iniciava aos l6 anos).Porem quando estavo proximo de terminar ele deu um jeito de evadir não so da marinha, como da Alemanha, entrando para a marinha mercante, (na epoca a viagem da Alemanha ao Brasil durava 6 meses) mas ele não veio direto Para o Brasil, trabalhando na marinha mercante durante muito tempo ate que o navio em que viajava aportou aqui.Bem aifoi a vez dele evadir-se também da mercante, e ficou por aqui mais precisamente no Rio de Janeiro, quando tinha + ou- 25 anos e foi onde também conheceu aquela que seria futura espoça, ela ainda com l4 anos, filha de alemão com uma indigina foi criada com uma familha de nobres com varias prendas, inclusive tocava piano( e isto não é lenda porque cheguei a vela não ao piano mas ao orgão da igreja Assembleia de Deus em Uberaba).Logico que a familha que a criou não queria o casamento mas verdade é que quando ele tinha 26 e ela l5, vieram para a Cidade de Conquista MG onde ele trabalhou como agrimensor ( era Oceanografo) e também com Hemeopatia, chegando mesmo a conseguir milagres nesta area, ela também aprendeu a tabalhar com Hemeopatia e como parteira.A profissão de topografo e Homeopatia foi transmetida também ao primeiro filho, Rolando que futuramente iria medir juntamente com Antonio Stacciarini ( que fez os Calculos) o municipio de Conquista era uma cidade muito prospera por ser gande produtora de café ( tinha banco da cidade) e a linha ferrea entrava em MG somente ate Conquista que era junto com Ribeirão Prêto os maores produtores de cafe do Brasil quisa do mundo.Casou-se com Luiza,Tiveram somente l2 filhos.Porem de vez enquando Gustavo tinha de ir para outras regiões para fazer serviço topogarfico e ficava meses e ate anos sem vir em casa; ai louvores para Luiza que estava sempre a espera-lo, e ela com os filhos mais velhos na batalha para se sustentar e aos outros.sabe-se que Gustavo exerceu também como delegado de policia da prospera Conquista (na epoca).por ser um homem de muito conhecimentos ele estava sempre em evidencia, por onde passava.E com ele, ela também sempre firmeCreio que depois daqui todos conhecem a historia verdadeira ou lendareia esta é a historia que conheço, porem abro para novas infrmaçoes ou correções. Vou abrir aqui um espaço para informar que Rolando Jose Brinck e Antonio Stacciarini se aposentaram baseado na medição do Municipio de Conquista ( a medidade é a oficial ate hoje) e também informar que quando exerceu como delegado, Gustavo foi auxiliado ( não sei se autorizado ou não por Guilherme Brinck, que prendia em todo final de semana, ajudado por amigos todos os bebados, mas no coreto de Jardim.Um dia perguntei isto pra ele e ele se limitou a sorrir as gargalhadas, porem como tudo mais não sei se é verdade ou lenda.Não tenho noticia de nenhum outro porente de Gustavo porem de Luiza conheci 3, porem do segundo casamento de seu pai.São Amelia, Marta e Otto.FIM (relato de Alberto Brinck)

13 comentários:

Unknown disse...

sou bisneto do gustavo ricardo brinck,neto de holando josé brinck,sou filho de paulo brinck e cresci ouvindo de meu avõ historias identicas a que voce relata. a titulo de conhecimento tenho mais dois irmaos sendo o caçula paulo brinck filho e a irmã do meio maria do carmo brinck. nosso avõ após a viuves casou-se novamente aos 72 anos tendo fruto desta relação uma filha, nossa meia tia, maria aparecida brinck. somos todos moradores na cidade de planura, nossa terra natal e temos orguloho deste sobrenome impar.tenho em meu poder alguns documentos interessantes de meu avó,notadamente e até hoje anos apos sua morte um homem de inteligencia impar admirados por todos que o conheceram.faleceu nos deixando uma herança inestimavel de conhecimento e sabedoria na arte de relacionar bem com as pessoas.comunista ideologico daquilo em que acreditava, foi vitima da furia do regime militar sendo inclusive preso e torturado na revolução de 1964,mas,jamais se inclinou diante daquilo que acreditava e defendia.em planura entre netos e bisnetos somos mais ou menos 30.alem de documentos, cartas da época temos bastantes fotos que poderia ilustrar esta página. grato -josé humberto brinck.

Brinja Bringel Pereira disse...

Meu nome é bringel-recife-PE.Estou fazendo uma pesquisa da origem de minha familia Bringel( A grafia pode ter sido originado do Nome : Brinck, Bringer, Bringuel. tenho algumas informaçoes. Me ajudem por favor. Obrigado Bringel (brinjja@hotmail.com)

.................................................. disse...

Sou Elias Brinck, bisneto de Roland Brinck e neto de Maria josé Brinck que veio pra Campinas no final dos anos 60.Sou jornalista foramado pela Puc de Campinas, mas não exerço a profissão.Atuo como professor em minha cidade.Fiquei surpreso em encontrar este blog.Conheço Alguns de vocês como o Paulo Brinck que já se foi, seu irmão Joel Brinck que também já se foi.gostaria de me comunicar com alguém de vocês. Se alguem estiver interessado, mande-me um e-mail eliasvrinck@yahoo.com.br ou entre no emu blog: http://www.blig.ig.com.br/eliasbrinck

Alini disse...

Procuro por parentes de Carolina Brinck dos Santos ja falecida, não tenho muita informação sobre ela pois ela era mãe de meu marido e se matou quanto ele tinha 6 anos de idade, ele foi criado pela avó paterna que nunca tocou no assunto sobre a mãe dele, ele e natural de São Borja. Se alguem souber de alguma coisa por favor entrar em contato pelo email alinijaja@hotmail.com

Mirys Segalla disse...

Que interessante encontrar essa história aqui!

Sou da família de Reynaldo Brinck e Assumpta Stacciarini, ele filho de Gustavo Brinck.

Como estou tentando obter a cidadania alemã para o nosso "galho" da árvore genealógica, tenho alguns documentos que poderiam interessar aos outros descendentes! e também gostaríamos de ter uma cópia de outros documentos familiares que outros ramos da família possam ter (para contar a história da forma mais completa possível). Por favor, se tiver qualquer informação, entre em contato comigo através do meu blog www.umabaguncadeliciosa.blogspot.com

Obrigada!

Anônimo disse...

Nossa meu nome e bringel Eu pesquisei na internet e dizem que também tem a origem Brinck Brinckel ou seja sou desdente de Alemão ?

Unknown disse...

Sou Anselmo brinck!filho de lauro brinck,lauro brinck que é filho de assumpta staciarini!Será que sou parente de Gustavo brinck!

Unknown disse...

Gente sou bisneta do Gustavo!!!

Renan disse...

Sou bisneto de Assumpta Stacciarini e Reynaldo Brinck. Sou tataraneto de Gustavo Brinck.

Unknown disse...

Meu pai Lauro brinck era também filho de Reinaldo brinck,e Assumpta staciarini

Unknown disse...

Reynaldo brinck era pai do meu pai, Lauro brinck

Unknown disse...

Meu pai Lauro brinck também era filho de assumpta staciarini

Unknown disse...

Sou Anselmo brinck,filho de Lauro brinck,filho de assumpta staciarini e Reynaldo brinck